TRABALHO, LOGO EXISTO
TRABALHO, LOGO EXISTO

Fórum de reflexão sobre temas Laborais
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 VENCIMENTOS QUE FAZEM PENSAR

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin


Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/03/2010

MensagemAssunto: VENCIMENTOS QUE FAZEM PENSAR   Sex Abr 02, 2010 10:54 am

Mexia ganha 3,1 milhões de euros em 2009

"Chocante". É deste modo que alguns empresários reagem ao facto de António Mexia, CEO da EDP, ter ganho 3,1 milhões de euros em 2009, o que dá 8500 euros por dia. Mas o líder executivo da EDP não é o único a ser bem remunerado nas empresas cotadas em bolsa. A ZON revelou ontem que Rodrigo Costa recebeu mais de 1,3 milhões de euros o ano passado entre salários e prémios.

A ZON pagou 4,8 milhões de euros em remunerações aos seus administradores (executivos e não-executivos), incluindo salários, prémios e o plano de acções e poupança acções. O chairman da empresa, o advogado Daniel Proença de Carvalho, teve direito a uma remuneração de 250 mil euros e Joaquim Oliveira, dono da Controlinveste, recebeu 21 mil euros por ser vogal não-executivo na empresa de telecomunicações.

Rodrigo Costa, CEO da ZON, recebe assim perto de 3500 euros por dia entre os 695 mil euros de remuneração fixa, e 300 mil euros de prémio ao que se somam 347 mil euros referentes a prémios de "exercícios anteriores" e que "não se repetirão no futuro", segundo a empresa.

Joaquim Pina Moura, que abandonou a presidência da Media Capital, proprietária da TVI, a 12 de Março de 2009, ganhou mais de 71 mil euros no ano passado.

Mesmo assim o alvo das críticas continua a ser António Mexia, que lidera a lista de CEO mais bem pagos do PSI 20. Para Mira Amaral, ex-ministro da Indústria, "um tipo que vive à custa dos bens não transaccionáveis do mercado doméstico português é chocante [o salário]". Em declarações ao ‘Negócios da Semana’, na SIC, também Henrique Neto considerou que se trata de "um escândalo". A EDP teve lucros de 1,024 mil milhões de euros.

(Correio da Manhã)


Última edição por Admin em Sex Abr 02, 2010 11:05 am, editado 2 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://trabalhologoexisto.forumeiros.com
Admin
Admin


Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/03/2010

MensagemAssunto: Re: VENCIMENTOS QUE FAZEM PENSAR   Sex Abr 02, 2010 10:55 am

Para Mexia não há almoços grátis

A EDP é uma daquelas empresas portuguesas que factura milhões e ganha com uma margem de lucro muito grande. Os portugueses pagam mais pela electricidade do que os espanhóis e as empresas lusas desembolsam mais pelas suas facturas energéticas do que as de Espanha, logo: o país perde em todas as frentes, só a EDP ganha.

António Mexia é o presidente da EDP, um dos cargos mais bem pagos do país. O gestor esteve de ministro no governo de Santana e a sua carreira tem subido vertiginosamente. Para uns é um bluff como gestor, para outros um génio. Era um " enfant terrible" na juventude, andava barbudo à boleia e parece que o seu primeiro carro foi um mini, bem diferente do Mercedes S topo de gama e último modelo, de preto reluzente, em que se faz transportar todos os dias na sua qualidade de "patrão" da EDP.

Ora, o nosso Mexia lembrou-se que os reformados e pré-reformados da EDP andavam a almoçar de borla e que essa gorjeta custava cento e tal mil euros por ano, uma gota nos milhões de lucro da EDP. Cada "pobre" poupava 4 euros e tal por dose. Ele decidiu acabar com a benesse de trinta anos. Até pode ter alguma razão e veio logo dizer que tirava a uns para poder dar a outros. O que me parece desumano é uma empresa como aquela fazer contas a trocos ferindo a sensibilidade e o orgulho de quem durante anos se entregou de alma a uma empresa daquelas. Nem tudo são contas de somar e sumir.

Este é o Calcanhar de Aquiles dos neo-liberais. Acham sempre que há uns priviligiados que têm de abdicar da gorjeta em nome da justiça social e fazem-no com a arrogância de quem pode entre um almoço pago a cartão platina e o arranque no brutal Mercedes S.

http://instantefatal.blogspot.com/2007/08/mexia-corta-almoo-reformados-da-edp.html
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://trabalhologoexisto.forumeiros.com
Admin
Admin


Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/03/2010

MensagemAssunto: Re: VENCIMENTOS QUE FAZEM PENSAR   Sex Abr 02, 2010 11:04 am

Salários dos gestores da Galp caem 13%

A Galp gastou 6,753 milhões para remunerar os órgãos sociais, menos 13% face a 2008. Ferreira de Oliveira (na foto) ganhou 1,441 milhões.

No relatório e contas publicado hoje, a Galp Energia desvenda a remuneração dos seus administradores em 2009, de forma agregada e individual.

A remuneração total dos órgãos sociais da Galp Energia em 2009 foi de 6,753 milhões de euros, 13% abaixo dos 7,732 milhões gastos no exercício anterior.

A Galp fechou o ano passado com um lucro líquido ajustado de 213 milhões de euros, uma quebra de 55% face a 2008.

Do montante das remunerações de 6,753 milhões e 7,732 milhões, registadas em 2009 e 2008 respectivamente, 4,759 milhões e 5,827 milhões foram contabilizados em custos com pessoal e 1,994 milhões e 1,905 milhões foram contabilizados em trabalhos especializados.

Ao abrigo da política actualmente adoptada, "a remuneração dos órgãos sociais da Galp Energia inclui todas as remunerações devidas pelo exercício de cargos em sociedades do Grupo Galp Energia", lê-se no relatório e contas.

O mais bem pago foi o CEO da petrolífera, Ferreira de Oliveira, que sofreu um corte na remuneração de 29%, passando de 2,020 milhões para 1,441 milhões de euros.

A remuneração total engloba a remuneração base, prémios, PPR e subsídio de renda de casa e de deslocação.

As acções da Galp fecharam na sexta-feira em alta de 0,55% para os 12,89 euros.

(Económico - 27/03/10 14:15)
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://trabalhologoexisto.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: VENCIMENTOS QUE FAZEM PENSAR   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
VENCIMENTOS QUE FAZEM PENSAR
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Como pensar positivamente em um mundo negativo
» O QUE É A CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL Pergunta-se, “Porque crentes de várias denominações tradicionais, às vezes com dezenas de anos ligados às suas igreja, ao assistir apenas um culto na CCB abandonam de vez sua denominação e se unem a CCB, aceitan
» Veja os crentes de cuecas deve ser um novo dom...Em evento organizado por igreja jovens fazem apresentação em que dançam de cueca
» Desabafo cristão na CCB Será que realmente estamos errados? Não temos o direito de pensar? Pensar logicamente é pecado?
» POLÍTICOS FAZEM DECURSO NO PÚLPITO DA CCB

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
TRABALHO, LOGO EXISTO :: TRABALHO vs QUALIDADE DE VIDA-
Ir para: